Como fazer backup de seu computador pessoal?
Neste caso, temos dados que normalmente são fotos, documentos pessoais, trabalhos de aula, vídeos e outros arquivos.
Para fazer este backup, é importante primeiramente saber o que se deseja gravar em um backup e onde estão estas informações (arquivos e pastas) em seu computador. Além disso, é preciso definir quando será feito o backup de todas as informações de uma só vez (operação esta que chamamos de backup completo ou full) e quando salvar no backup apenas as informações mais recentes (backup incremental ou diferencial). Por último, precisamos definir onde gravar estes backups (destino). O destino do backup pode ser num pendrive ou na nuvem, por exemplo (ou em ambos). É importante que o destino não fique fisicamente próximo de onde os dados originais se encontram. Resumindo, sabendo o que backupear, quando e onde, resta apenas saber como. Para isso você tem duas opções: fazer backup manual ou automático.
Backup manual: escolha os arquivos e pastas importantes para inserir no backup e, utilizando algum compactador, crie um arquivo que contenha-os e o salve este arquivo no destino escolhido.
Backup automático: utilize uma ferramenta de backup e configure a política de realização de backup (origem, agenda dos backups completos e incrementais e destino). Daí em diante basta você acompanhar os logs que esta ferramenta deve disponibilizar para saber se seus backups estão sendo efetuados corretamente ou não.